Macro-fluxo para Logística Reversa


Nesta documentação você aprenderá sobre:


Introdução à Logística Reversa

A logística reversa no e-commerce é o processo que envolve a gestão do retorno de produtos do consumidor final ao ponto de origem. Esse processo é fundamental para garantir a correta destinação dos itens devolvidos, seja para reaproveitamento, reciclagem, ou descarte ambientalmente adequado. No contexto do comércio eletrônico, a logística reversa abrange a coleta, transporte e processamento de devoluções, que podem ocorrer por motivos como insatisfação do cliente, defeitos nos produtos, recalls, ou descarte consciente. Além de contribuir para a sustentabilidade, a logística reversa é essencial para melhorar a experiência do cliente, ao oferecer um processo de devolução eficiente e transparente.

Há dois métodos na logística reversa para devoluções de produtos:


Devolução Centralizada

Todos os produtos devolvidos são enviados para um único local centralizado.

Vantagens: Facilita o controle e a gestão dos produtos devolvidos, permite uma triagem mais eficiente e pode reduzir custos operacionais ao concentrar as operações em um único ponto.

Desvantagens: Pode aumentar os custos de transporte e o tempo de retorno dos produtos, especialmente se os clientes estiverem geograficamente dispersos.

  • No cenário de uma Devolução Centralizada, o cliente comunica através da Plataforma de Troca e Devolução o pedido de devolução. 

  • A Plataforma de Troca e Devolução gera um código de postagem para que o cliente envie o produto para o Centro de Distribuição da loja.

  • A plataforma do SinWMS / SinB2C busca essa informação na API da Plataforma de Troca e Devolução e passa a dispô-la no sistema.

  • O Centro de Distribuição recebe o produto da devolução e através das plataformas SinWMS / SinB2C confirma o recebimento.

  • O SinWMS / SinB2C gera a Nota de Devolução no PDV da loja e envia essa informação para a Plataforma de Troca/Devolução com a confirmação de recebimento do produto devolvido.

  • A Plataforma de Troca/Devolução comunica a Plataforma de E-commerce, que realiza o estorno do valor ou gera um vale compras do produto devolvido para o cliente.

Nota: Há casos em que a loja de origem da compra não está no mesmo estado do Centro de Distribuição, não possibilitando a devolução direta para o CD. Nestes casos, sistemicamente, é gerado uma nota de reenvio da loja de origem da compra para o Centro de distribuição.

Devolução Descentralizada

Os produtos devolvidos são enviados para vários pontos de coleta ou centros de distribuição espalhados geograficamente.

Vantagens: Reduz os custos de transporte e o tempo de retorno dos produtos, melhora a conveniência para os clientes e pode aumentar a velocidade de processamento das devoluções.

Desvantagens: pode haver custos operacionais mais altos devido à necessidade de múltiplos pontos de processamento e transferências de estoque.

  • No cenário de uma Devolução Descentralizada, o cliente comunica através da Plataforma de Troca e Devolução o pedido de devolução para a mesma loja onde a compra foi realizada. 

  • A Plataforma de Troca e Devolução gera um código de postagem para que o cliente envie o produto para a Loja.

  • A plataforma Wake OMS busca a informação do pedido de devolução na API Plataforma de Troca e Devolução e passa a dispô-la no sistema através do módulo de Devoluções.

  • O lojista (vendedor), recebe na loja o produto da devolução e através da plataforma Wake OMS informa o recebimento.

  • A Wake OMS gera a Nota de Devolução no PDV da Loja e envia essa informação para a Plataforma de Troca e Devolução com a confirmação de recebimento do produto devolvido.

  • A Plataforma de Troca e Devolução comunica a Plataforma de E-commerce, que realiza o estorno do valor ou gera um vale-compra do produto devolvido para o cliente.

Nota: Há casos em que a plataforma da loja ficará responsável pelo estorno. Nestes casos, a confirmação de devolução enviada pela plataforma Wake OMS é enviada simultaneamente para a Plataforma de Troca e Devolução e plataforma de e-commerce.

Essas estratégias são escolhidas com base nas necessidades específicas da empresa, na localização dos clientes e nos objetivos de eficiência e custo.

 

@2024 Síntese, uma empresa LWSA